Itinerário

Onde?

A escola itinerante é liderada localmente pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), localizada em Santarém-Pará. A UFOPA foi a primeira Universidade Federal criada no interior da Amazônia. A sessão de abertura da escola itinerante (dia 11/08/25) acontecerá na UFOPA.

A partir do dia 12/08/25, as atividades da escola acontecerão nas comunidades Carariacá, Vila Brasil e Urucureá, que fazem parte do PAE Lago Grande. O regresso a Santarém será no dia 16/08/25.

O PAE Lago Grande e os Guardiões do Bem Viver

O Projeto de Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande (PAE Lago Grande) é um território coletivo de dimensões imensas (com aproximadamente 250 mil hectares, mais de 100 comunidades e uma população aproximada de 30 mil habitantes), localizado na confluência dos rios Arapiuns, Amazonas e Tapajós. O PAE faz parte dos Assentamentos Ambientalmente Diferenciados, criados pelo Incra. O objetivo dessa categoria fundiária é conciliar as atividades da população com a proteção ambiental, através de um regime de propriedade, uso e gestão coletiva da terra. A Federação das Associações de Moradores e Comunidades do Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande (FEAGLE) representa o assentamento frente ao estado brasileiro. O PAE está composto por três regiões: Arapiuns, Arapixuna e Lago Grande.

Mais informações sobre o PAE da Gleba Lago Grande podem ser encontradas aqui.

A comunidade de Carariacá está localizada na região do Arapixuna, que é caracterizada por uma grande diversidade natural, incluindo rios, lagos e uma vegetação amazônica densa. Nesta comunidade, a escola itinerante vai conversar com uma organização de mulheres que trabalha na geração de renda com produtos da agrobiodiversidade local. Com elas vamos aprender sobre as oportunidades e desafios de gerar renda com a agricultura familiar. Carariacá tem uma expressão cultural identitária específica: a festa de São Sebastião, que acontece todo ano no mês de janeiro.

A Vila Brasil é uma comunidade localizada na margem direita do Rio Arapiuns. Atualmente, a comunidade abriga mais de 100 famílias. As artesãs locais, organizadas no grupo TamuArte, são reconhecidas pela produção de produtos feitos da palha de tucumã. Vila Brasil também é conhecida por ter uma rádio comunitária, a Uxicará. A comunidade obteve, em 2021, uma vitória judicial significativa quando a Vara Agrária do Tribunal de Justiça do Pará reconheceu seu direito ao uso coletivo da terra, negando uma ação de reintegração de posse movida contra os moradores. 

A comunidade de Urucureá é reconhecida pela produção artesanal de cestaria em palha de tucumã. A comunidade tem se destacado também com o turismo de base comunitária. Desde 2022, Urucureá tem uma loja de artesanato e um refeitório destinado a potencializar o atendimento turístico. Essa estrutura permite que os visitantes conheçam de perto o processo de produção artesanal e desfrutem da culinária local. As artesãs locais estão organizadas no grupo TucumArte. 

Guardiões do Bem Viver (GBV) é um coletivo de jovens do território PAE Lago Grande. A missão deste coletivo é mobilizar a juventude do PAE Lago Grande para lutar em defesa do território contra as ameaças da mineração, da plantação de soja, da pesca ilegal, dos madeireiros e de toda atividade destrutivas do território. Os Guardiões promovem o Bem Viver como prática social, através da manutenção e valorização das práticas ancestrais, baseadas na partilha e no espírito comunitário. Eles vão ser nossos anfitriões no PAE Lago Grande durante a escola itinerante.